São Cosme e Damião os santos doutores

Todos já ouvimos falar ou ganhamos doces de São Cosme e Damião e de acordo com a Igreja Católica, são santos que viveram na época do Império Romano.

Irmãos gêmeos e médicos cristãos

Eram médicos e irmãos gêmeos que realizavam atendimento para população e não aceitavam pagamentos, eram contrários a qualquer tipo de pagamento. São considerados padroeiros dos médicos, cirurgiões, farmacêuticos e cabelereiros.

Nasceram na Região da Ásia Menor (atualmente a Síria) e se declaravam cristãos numa época em que o Império Romano não aceitava o cristianismo. Foram perseguidos e mortos pelo Imperador ainda no século IV.

Seus exemplos de vida e seus martírios os tornaram santos. Eram tementes e fieis a Jesus, nasceram, viveram e foram mortos e enterrados juntos.

Polêmica sobre a data de comemoração e devoções

A data de comemoração foi alterada pela igreja do dia 27 de setembro para o dia 26 de setembro para que não coincidisse com a data de São Vicente de Paulo, porém no Brasil popularmente as pessoas ainda comemoram no dia 27.

Um dos elementos mais conhecidos da devoção é a distribuição de saquinhos de doces para as crianças que os santos também representam. Alguns adquiriram o habito de estender a oferta dos saquinhos até 12 de outubro que se comemora o dia das crianças no Brasil.

No Brasil as religiões de matriz afro-brasileiras associam São Cosme e Damião a entidades infantis no sincretismo religioso. Isso se dava porque na época da colonização os negros organizavam suas entidades em associação aos santos da igreja católica para poder venerá-las.

 

Continuar para Oração.

Equipe Orações26/09/2022

A lenda do monumento em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira Há um monumento que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira que segundo o que dizem, tem história pra contar! Reza a lenda, que

Equipe Orações26/09/2022

É em Guimarães que se diz “Aqui nasceu Portugal”. Mas não só é o berço de Portugal, é também berço da Igreja Nossa Senhora da Oliveira que acolhe de maneira especial a nossa fé! Igreja Nossa Senhora da Oliveira, uma

Equipe Orações26/09/2022

Uma cidade linda que conta a história de Portugal. Fica no norte do país e entre tantas belezas, destacam-se igrejas, jardins e castelos. Braga é história pura! Braga, a cidade fundada por romanos há mais de 2 mil anos Localizada

Equipe Orações25/09/2022

São mais de 80 igrejas, 70 capelas, 2 santuários, uma basílica, e uma catedral, ou seja, Braga respira espiritualidade! Tão belas e tão especiais que a fé a oração, se conectam em harmonia! Vamos começar pela igreja mais antiga, a Sé