terça-feira, maio 21, 2024
InícioPortugalCentroRespirando história e bem-estar. Castelo Branco e suas aldeias fantásticas.

Respirando história e bem-estar. Castelo Branco e suas aldeias fantásticas.

Situado na Beira Baixa, Castelo Branco agrada a todos os gostos, pois em seu distrito, várias aldeias e eventos encantam este passeio pra lá de especial!

Descobrindo o Paraíso: Uma Experiência Única!

Seja para relaxar em águas termais ou para se refrescar nas piscinas municipais, ou então relembrar nossas origens visitando sítios arqueológicos ou começar e terminar o dia hospedado em quintas históricas, cada aldeia oferece um miminho especial que vale a pena conhecer! Confira este bom roteiro!

Para se hospedar, escolha a Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça uma volta a beleza do passado com toda a infraestrutura e bom gosto que o presente nos proporciona!

A Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça é, sem dúvida, um lugar é mágico! Muito bem avisado e informado quando chegamos e somos recebidos pelos simpáticos e queridos donos da Quinta, ouvimos… “O paraíso é aqui” e, é mesmo!

Acomodações

São três suítes, em pequenas casas de granito com acesso individual a todo o exterior. Todos as suítes muito bem decoradas, com muito bom gosto, com casa de banho, mini sala e cama com teto solar para ver as estrelas, além de mosquiteiro para dar aquele ar mais romântico a noite abençoada pelo luar e pelas estrelas!

Ao lado das suítes, tem uma sala de estar externa onde é possível ler um bom livro, meditar ou fazer uma pequena refeição em companhia do querido cãozinho “piloto” que te acompanha com muito carinho e atenção em toda a área externa!

O pequeno almoço, é servido sempre com bolos, frutas, sumos, queijos, que são deliciosamente preparados por um Chef uruguaio, nota dez! Tudo muito saboroso e com os ingredientes colhidos no próprio pomar e horta da Quinta, o que deixa a comida mais saborosa, certamente!

A água vem direto da fonte e entre as árvores, redes decoram o lugar com muita harmonia, um convite à contemplação e ao descanso. E por falar em descanso, tem o cantinho  da massagem com massagens relaxantes, divinas!

Os donos, te recebem com muito carinho, atenção e dedicação! E como dizem quando chegamos, realmente começa ali uma estadia mágica! Um paraíso! Um passeio inesquecível!

E depois de acordar e tomar um pequeno almoço na Quinta de São Pedro de Vir-a-Corça, para estudar e conhecer nossas origens, que tal começarmos o dia com passeios culturais? História do início ao fim!

Castelo De Monsanto

O início de um bom passeio histórico é conhecer as ruínas do Castelo de Monsanto. A subida é bem íngreme, mas a vista lá de cima é de tirar o fôlego, aliás, a subida também tira o fôlego, principalmente nas altas temperaturas do verão, mas nada que um bom gelado não nos refresque.

O lugar respira história… Tudo ao redor da subida para o que resta do Castelo, traz um pouquinho de história! E, no caminho tem ainda a Igreja Matriz, linda por dentro e por fora, grutas e pedras enormes, além da Torre do Relógio com uma réplica do galo de prata.

E, se o calor piorar, lojinhas oferecem uma sombrinha agradável, com bebidas típicas e gelados deliciosos. Além disso, durante a pausa para a degustação dos gelados, lembranças da aldeia estão à venda, entre elas as “Marafonas”, que são bonecas de trapos, que não tem olhos, nem nariz, nem boca e nem ouvidos que, segundo a lenda, são para não ver, não ouvir e nem contar nada a ninguém, do que se passa entre o casal na noite de núpcias. E, por serem feitas a partir de uma cruz, ainda dizem que simboliza a “deusa da fertilidade”.

Idanha-A-Velha – As guerras da Fé

E o passeio histórico continua… O sítio arqueológico de Idanha-A-Velha tem uma riqueza de detalhes impressionante! É um conjunto de fatos, monumentos e escritos arqueológicos que encantam turista e estudiosos. Preserva-se neste espaço vestígios de uma cidade de fundação romana do século I a.C.

Conta a história que foi ocupada pelo mulçumanos no século VIII, reconquistado pelos cristãos no Século XII, doado à Ordem do Templo no Século XIII, mantendo assim vestígios de várias épocas distintas.

Um passeio incrível e imperdível para entendermos um pouco a nossa história!

E como a subida ao Castelo é longa e o passeio ao sítio arqueológico é uma boa caminhada, chegou a hora de refrescar! Diversas piscinas estão aos seu dispor para enfrentar o calorão!

Para enfrentar o calor, nada melhor que as piscinas naturais e municipais, certo? O calor neste local é realmente de fritar, então, que tal uma boa sombrinha tomando um gelado ou dentro da água feito um peixinho?

Boas e agradáveis, as piscinas se destacam… Entre elas, a das Termas de Monfortinho, a do Clube de tiro de Monfortinho, a Ladoeiro e a Zebreira! O horário de funcionamento costuma ser das 10h às 19h e o valor para entrar não é caro, entre 5 e 10 euros.  Cada piscina tem seu preço para entrada e todas tem Nadador-salvador e lanchonete com sandes, sumos, gelados, etc.

A do Clube de Tiro de Monfortinho além de lago e muitas árvores tem um restaurante maravilhoso. Atendimento e comida nota, dez, aliás, nota 1000! Destaque para o bife de veado, o bife da casa e a variedade das sobremesas. E destaque ao atendimento! Muito educados e gentis, todos!

Mas… falando em carne de veado, uma boa dica também é o restaurante Javali. Entre as especiarias oferecidas, destaque ao bife de veado, divino!

Fim do dia chegando, piscina quase fechando, o que fazer? Dica imperdível e importantíssima… relaxar e cuidar da saúde nas Termas de Monfortinho… um sonho!

E depois daquele dia refrescante na piscina, nada melhor que relaxar nas águas termais das Termas de Monfortinho, certo?

Ponto de parada mais esperado e agradável deste passeio, as Termas de Monfortinho finalizam o seu dia com toda saúde e merecido relax.

São vários tratamentos à tua escolha, entretanto, uma boa dica é o Banho de Flor de Laranjeira. Com direito a sumo de laranja para beber, laranjas espalhadas na banheira e óleos essências de laranja. Relaxar 20 minutos é ma-ra-vi-lho-so! Só tem uma reclamação a fazer, os 20 minutos passam muito rápido!

Além disso, vários cremes, óleos corporais ficam à venda na recepção, dando continuidade as maravilhas que as águas termais fazem à nossa pele.

E, para quem não gosta de laranja, não tem problema… Vários outros banhos temáticos estão ao seu dispor. É só falar com os atendentes, super educados e gentis e escolher entre as várias opções: banho anti-stress, banho flor de oliveira, além de massagens, duches, rituais e spas. Todos os tratamentos são divinos e dedicados à saúde, repouso, bem-estar e beleza, pois suas águas, quase mágicas, vem de uma das mais antigas fontes termais do país, a Fonte Santa!

Não deixe de conhecer e curtir um banho à tua escolha… Sem dúvida, um fim de dia fechado com chave de ouro, se curtido nas Termas de Monfortinho!

DESTAQUE

MAIS LIDOS