Do Caminho à Libertação: Práticas, Ensinos e Programas para Alcançar o Nirvana.
Explorando as Raízes da Felicidade: Uma Introdução ao Budismo
Buda ensinou que tudo depende da mente. Portanto a nossa felicidade não se encontra fora de nós, algo palpável. A felicidade está dentro de nós. E essa felicidade é encontrada através da prática dos ensinamentos de Buda.
Sonhos: é através dos sonhos que visitamos as nossas vidas passadas ou as nossas vidas futuras.
Carma: é a ação, é toda ação intencional, corporal, verbal ou mental. As ações boas e virtuosos nos faz renascer cada vez mais em reinos superiores e as ações más e não virtuosas nos leva a reinos inferiores. É possível renascer em 6 reinos, 3 inferiores e 3 superiores. Os inferiores, segundo o Budismo, são o reino dos animais, dos espíritos famintos e dos seres do inferno. Já os 3 reinos superiores são o reino dos humanos, dos semideuses e dos deuses.
Para alcançarmos os 3 reinos Superiores devemos treinar a disciplina moral (abandonar alguma falha, a renúncia), a concentração (feita através das 9 permanências mentais) para conquistar as realizações do Dharma.
No estilo da vida do Bodhisatva, praticamos as 6 vitaminas da mente que são: generosidade, disciplina moral, paciência, esforço, concentração e sabedoria.
Boas práticas para atingir o reino dos superiores: Disciplina moral, paciência, sabedoria, generosidade, concentração, esforço.
Meditação: é uma prática de concentração para tornar em focar a concentração no ir e vir da respiração.
Lamrim: etapas do caminho. O lamrim revela todas as fases do caminho à iluminação
Nirvana: A libertação, o estado de libertação.
Samsara: o sofrimento, o estado de sofrimento.
Mara: é o demônio ou tudo o que obstrui a aquisição da libertação ou iluminação
Mantra: proteção da mente. Mantra secreto: Tantra.
Sofrimentos do Samsara:
- Nascimento
- Envelhecimento
- Doença
- Morte
- Ter que nos separar daquilo que gostamos
- Ter que enfrentar aquilo que não gostamos
- Não conseguir satisfazer nossos desejos.
Segundo o Budismo, se não nos livramos do Samsara, morremos e voltamos na vida seguinte para sofrer essas 7 causas de sofrimento de novo, portanto temos que atingir o nirvana para não voltar mais para o Samsara.
Atuação ou função dos vários Budas: conceder a paz mental a todos os seres vivos através de bênçãos e orações.
Alguns Budas: Nagarjuna, Atisha, a Grande Mãe Prajnaparamita
Significado dos Kadampas
O budismo kadampa é uma escola do budismo Mahayana fundada pelo mestre budista indiano Atisha (982-1054). Seus seguidores são conhecidos como “kadampas”: Ka que simboliza os ensinamentos de buda e dam, significa as intruções de Lamrim (o caminho para a iluminação) ensinadas por Atisha.
O budismo Kadampa foi introduzido no ocidente em 1977 pelo Venerável Mestre Geshe Kelsang Gyatso. O título de Geshe, significa “amigo espiritual”.
O Centro-mãe do budismo Kadampa, Centro de Meditação Kadampa Manjushri fica em Ulverston, no norte da Inglaterra.
3 razões para praticar o budismo: desenvolver a nossa sabedoria, cultivar um bom coração e manter a paz mundial.
Programas de iniciação e estudo do budismo Kadampa:
Programa Geral: Introdução básica aos ensinamentos e práticas
Programa Fundamental: Aprofundamento através dos livros: Caminho Alegre da boa fortuna + Compaixão Universal + Coração da Sabedoria + Contemplações Significativas + Entender a mente + Oito passos para a felicidade + Caminho Alegre da Boa Fortuna + Compaixão Universal e Oito passos para a felicidade + Coração da Sabedoria + Contemplações Significativas + Entender a mente.
Programa Formação de Professores: 14 textos de sutra e de tantra + o 6 do programa fundamental + compromissos com o estilo de vida kadampa.