sexta-feira, abril 19, 2024
InícioOutras ReligiõesBudismoIniciação ao Buda Avalokitesshvara, o Buda da Compaixão

Iniciação ao Buda Avalokitesshvara, o Buda da Compaixão

Despertando a Sabedoria Interior: Iniciação aos Budas Avalokitesshvara e Grande Mãe Prajnaparamita.

Buda Avalokitesshvara

No livro Budismo Moderno, aprendemos as práticas do Sutra e do Tantra. O Sutra são os ensinamentos de Buda sem necessidade de iniciação. Incluem-se os ensinamentos das 3 rodas do Dharma. O Tantra são os mantras secretos, é o método especial de purificação.

A prática dos ensinamentos do Sutra é a fundação básica para a prática dos ensinamentos do tantra, ou seja, o tantra é o método para praticar o sutra.

O tantra é a realização interior que atua para proteger os seres vivos

Quando recebemos uma iniciação tântrica, estamos a plantar sementes especiais dos 4 corpos de Buda no nosso continnum mental. Os 4 corpos são: Corpo verdade natureza, corpo verdade sabedoria, corpo de deleite e corpo emanação.

Segundo os ensinamentos Kadampa, Buda Shakyamuni é a fonte do lamrim kadam e confiam sinceramente em Avalokiteshvara, que é o Buda da Compaixão.

O fundador da tradição Kadampa é o mestre Atisha, que nasceu como príncipe em 982, na Índia.

Atisha escreveu o Lamrim Kadam com base no que Buda Shakyamuni ensinou na Montanha do Bando dos Abutres.

O Lamrim Kadam é a síntese de todos os ensinamentos de Buda.

Os praticantes kadampas enfatizam o treino da meditação, que é o treino da mente para que ela fique pacífica e calma.

Geshe é a abreviatura de ge wai she nyem que em tibetano significa amigo virtuoso. Geshe é o título dado aos monges e mestres kadampas

Buda conquistador é o nome dado aos budas que venceram todas as obstruções ou maras.

Buda Heuruka dos 12 braços. Heruka é a compaixão de todos os budas com corpo azul, 4 faces e 12 braços.

Os 24 lugares do nosso corpo representam os 24 lugares de Heruka no mundo. 1) o contorno do couro cabeludo 2) a coroa 3) a orelha direita 4) a nuca 5) a orelha esquerda 6) o ponto entre as sobrancelhas 7) os 2 olhos 8) os 3 ombros 9) as 2 axilas 10) os 2 mamilos 11) o umbigo 12) a ponta do nariz 13) a boca 14) a garganta 15) o coração 16) os 2 testículos 17) a ponta do órgão sexual 18) o ânus 19) as 2 coxas 20) os 2 gêmeos 21) os 8 dedos das mãos e os 8 dedos dos pés 22) a face dorsal do pé 23) os 2 polegares 24) os 2 joelhos.

O mantra essência de Heruka

Om shri vajra he he r uru kam hum hum phat dakini dzala shambaram soha

Iniciação Buda da grande Mãe Prajnaparamita – Livro Novo coração da Sabedoria

Luz amarela, vermelha e azul. Na iniciação as luzes amarelas entram pelo meu corpo, luzes vermelhas entram pela minha boca e luzes azuis pela minha mente. Buda Prajnaparamita entre pela minha mente e se aloja no meu coração para sempre!

A iniciação é uma meditação guiada abençoada, através da qual recebemos as bênçãos de sabedoria diretamente da mente iluminada de Gen-la Kelsang Thubten, um dos discípulos seniores do Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche.

A sabedoria da vacuidade torna a nossa mente pacífica pois elimina a raiz de todos os nossos estados mentais agitados e deludidos e, em última análise, conduz a uma experiência profunda e estável de paz interior e liberdade mental chamada ‘nirvana’.

Mantra para a Iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita: TAYATAOM GATE GATE PARAGATE BODHI SOHA

Os principais obstáculos que atrapalham ou impedem o alcance da libertação e iluminação são os 4 Maras. São eles: os Maras das delusões ou aflições mentais, o Mara dos agregados, que é a base dos nossos sofrimentos, o mara Senhor da Morte, que são as ações negativas e o Mara Devaputra, o chefe dos Maras.

Aquisição da libertação ou nirvana

Na prática das 4 nobres verdades, Buda diz que devemos conhecer os sofrimentos para abandonar as origens, que são as delusões para conseguir alcançar as cessações para enfim praticar o caminho.

Quando recebemos a iniciação da Grande Mãe Prajnaparamita, recebemos bênçãos especiais.

A Grande Mãe Prajnaparamita é um Buda feminino e é a manifestação da perfeição da sabedoria de Buda. Sua função é superar os maras e conceder a realização da perfeição de sabedoria.

Votos e Promessa para receber a iniciação da grande Mãe Buda Prajnaparamita:

“Busco refúgio nas 3 joias: Buda, Dharma e Sangha. E confesso todas e cada 1 das minhas ações negativas. Regozijo-me nas virtudes de todos os seres e prometo realizar a iluminação de Buda (3x).” 

DESTAQUE

MAIS LIDOS