sábado, dezembro 14, 2024
InícioCatolicismoOrações aos SantosA Inspiração da Oração de São Francisco de Assis: Um Apelo à...

A Inspiração da Oração de São Francisco de Assis: Um Apelo à Paz e ao Amor pelos Animais

Encontre nas palavras de São Francisco de Assis uma mensagem intemporal de compaixão e harmonia para com a natureza e seus habitantes.

São Francisco de Assis

A Oração de São Francisco de Assis é uma das mais conhecidas e reverenciadas preces da tradição cristã. Através das palavras desse humilde santo, somos convidados a refletir sobre a importância da paz, do amor e da compaixão em nossas vidas. Não apenas direcionada aos seres humanos, a oração também nos lembra da necessidade de estender esses sentimentos aos animais e à natureza que nos rodeia.

Dividida em múltiplos versículos, a Oração de São Francisco de Assis apresenta uma visão holística do mundo, na qual somos chamados a ser instrumentos de harmonia e cuidado. Em cada parágrafo, Francisco nos lembra que onde há ódio, ofensa, discórdia, dúvida, erro, desespero e tristeza, devemos levar amor, perdão, união, fé, verdade, esperança e alegria.

Ao proclamar a importância de consolar, compreender e amar, São Francisco nos mostra que a verdadeira felicidade está em doar, perdoar e viver de acordo com os princípios do amor e da generosidade. Essa mensagem inspiradora, escrita há séculos, ressoa ainda hoje como um chamado para cultivarmos uma relação de respeito e cuidado para com os animais e toda a criação divina.

Oração de São Francisco de Assis (PROTETOR DOS ANIMAIS)

Senhor, fazei de mim um instrumento da vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; Onde houver discórdia, que eu leve a união; Onde houver dúvida, que eu leve a fé; Onde houver erro, que eu leve a verdade; Onde houver desespero, que eu leve a esperança; Onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei-me procurar mais Consolar do que ser consolado; Compreender do que ser compreendido; Amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, É perdoando que se é perdoado, E é morrendo que se vive para a vida eterna.

DESTAQUE

MAIS LIDOS