Neste artigo e no artigo seguinte abordaremos a origem do Reiki, o significado dos seus símbolos e os seus níveis. Acompanhe esta leitura e conheça esta terapia energética de cura.
A origem do Reiki e a sua importância como energia universal
O Reiki teve origem no Japão e significa Energia universal. O símbolo de Reiki é composto por dois Kanji Rei + ki. Rei – Representa o Espírito, a Alma, o Oculto, o Divino; Ki – Representa a Energia que nos envolve “Energia Vital”.
No Universo, tudo o que nos rodeia é energia, desde a mais subtil (a que não se vê) até à mais densa (a metéria). No Reiki a energia é transmitida através das mãos e pode ser praticada por todos, pode ser aplicada em ti e nos outros. Esta energia é de uso fácil, Rei – Consciência Universal Ki – Força Vital da Energia.
Sendo a energia Reiki uma energia “sábia” vai actuar de acordo com a necessidade de cada utilizador/paciente, seja a nível preventivo ou de cura, procurando sempre o bem-estar e o equilíbrio de cada um. Por si só, o Reiki é um sistema de cura completo, mas que pode ser combinado com outras terapias (cristais, óleos essenciais, florais, radiestesia, entre outros outros) de um modo seguro e eficaz.
O Reiki actua de acordo com os 4 elementos: terra, ar, água e fogo
O Reiki actua de acordo e os quatro elementos e respeita essa energia: a Terra/Físico; o Ar/Mental; a Água/Emocional; o Fogo/Espiritual.
A sua aplicação promove bem-estar, harmonia, equilíbrio, plenitude, Amor e Compaixão. O Reiki flui através de nós, para além do querer e da vontade de cada um, é uma dádiva infindável de amor, paz e felicidade.
O Reiki não faz parte de nenhum tipo de religião ou sistema de crenças, não é uma terapia invasiva, mas sim uma forma amorosa e natural de restabelecer o equilíbrio energético do organismo, descrito como uma forma de cura por imposição das mãos e visto como uma terapia complementar aos tratamentos médicos.
A história do Reiki, a terapia energética de cura
História do Reiki, a terapia energética Reiki, é uma técnica japonesa de cura natural, descoberta e desenvolvida por Mikao Usui, a quem os seus alunos apelidavam carinhosamente de Usui Sensei (Mestre Usui).
Foi criado no ano de 1922 e consiste na colocação das mãos ao longo de várias zonas do corpo, pré-definidas e/ou segundo a intuição do terapeuta permitindo libertar, padrões, bloqueios emocionais, restabelecer e fortalecer o circuito Energético do Corpo Humano, promovendo o bem-estar Físico, Mental, Emocional e Espiritual.
Pensa-se que Mikao Usui era um sacerdote cristão e que foi professor na Universidade Doshisha em Kyoto, no Japão, a descoberta do Reiki deve-se ao facto de ter sido constantemente questionado pelos seus alunos, sobre como Cristo curava com as mãos, como não sabia o que responder, demitiu-se do cargo que ocupava e correu o mundo em busca de respostas.
E como chegaram as explicações que tanto procurava?
Após longos estudos infrutíferos, voltou ao Oriente tendo percorrido mosteiros Zen, Budistas e Tibetanos, à procura de conhecimento e de respostas às questões que tinha em mente. Por fim, teve a oportunidade de estudar Sutras (rituais/práticas) tibetanos que descreviam as curas de Jesus Cristo, mas estes textos sagrados não explicavam a forma de activar a Energia, nem de como aplicá-la, o que o levou a continuar as suas pesquisas.
Então, a conselho do seu Mestre, decide retirar-se para a montanha sagrada, o Monte Kurama e fazer 21 dias de meditação e jejum absoluto, com o propósito de encontrar orientação divina, de expandir e aplicar a energia que sabia ser curadora. Na madrugada do último dia viveu uma experiência mística de iluminação e inspiração, (em japonês Satori – iluminação ou expansão dos setes principais centros energéticos do corpo humano), recebeu, através de um feixe de luz que entrou pelo topo da cabeça, o mistério da cura através das mãos, foi-lhe revelado o segredo. Foi nesse estado de iluminação teve acesso aos símbolos de Reiki.
Diz-se também que Mikao Usui fundou uma escola onde ensinava o método de cura através da energia Reiki, mas pouco sabia acerca dela, nem sequer tinha nada escrito, os ensinamentos eram passados verbalmente de Mestre para aluno. Acredita-se também na possibilidade do pouco que havia registado ter desaparecido durante a 2ª Guerra Mundial. Finalmente em 1997, com a publicação do Livro “Reiki Fire” de Frank Arjava Petter, Mestre de Reiki alemão radicado no Japão desde 1991, é revelada a “verdadeira” história da origem do Reiki e do seu fundador. Desde então, outras obras valiosas surgiram e aos poucos o mistério foi-se revelando, o que nos permite uma maior clareza acerca de como se pensa que as coisas se passaram na época. Mikao Usui nasceu a 15 de agosto de 1865, em Taniai, distrito de Yamagata, na província de Gifu, este dia é então celebrado como o dia do Reiki um pouco por todo o mundo.