Tão lindas, tão especiais, assim são as igrejas em Braga

São mais de 80 igrejas, 70 capelas, 2 santuários, uma basílica, e uma catedral, ou seja, Braga respira espiritualidade! Tão belas e tão especiais que a fé a oração, se conectam em harmonia!

Vamos começar pela igreja mais antiga, a Sé de Braga

A Sé de Braga, ou Catedral de Braga, é considerada a mais antiga de Braga. A sua história começa no ano de 400 e a obra que vemos até hoje, remonta à obra do primeiro bispo, D. Pedro de Braga e corresponde à restauração da Sé episcopal em 1070.

Do início de tudo se tem poucos vestígios, entretanto é considerada um dos mais importantes templos do românico em Portugal. No subsolo da capela-mor encontram-se os vestígios arqueológicos do templo primitivo paleocristão e altomedieval.

A sua importância histórica é tão grande que a Sé de Braga está classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Características históricas da Igreja Sé de Braga

No portal principal tem duas torres sineiras e no interior tem três naves belíssimas e cinco capelas, preservado o essencial da escultura românica concentrada nos portais.

O altar é dedicado à Virgem Maria e órgãos de tubos embelezam ainda mais a igreja. A decoração em talha é de autoria de Marceliano de Araújo. Ao lado da Catedral, com acesso a partir do claustro, ficam guardados o Tesouro da Sé, com peças de vários séculos.

E, ainda nesta igreja, fica o túmulo do Infante D. Afonso, filho de João I de Portugal. A pia batismal segue o estilo gótico-manuelina.

Santuário Bom Jesus, um lugar de fé e símbolo de Braga

O Santuário Bom Jesus é mais que um lugar de fé, tudo ao redor é tão lindo, que o Santuário de Bom Jesus de Braga é um dos símbolos mais importantes da cidade.

São 573 degraus até chegar à porta principal da igreja. Mas calma, até a entrada da igreja, grutas, coretos, capelas, lagos e fontes embelezam todo o caminho.

A Igreja principal é de inspiração neoclássica e o santuário foi classificado pela Unesco como Património da Humanidade, no Verão de 2019.

Fé, beleza e história, assim é o Santuário Bom Jesus de Braga

Além de ser considerado um dos mais importantes centros religiosos de Braga, a subida através do bondinho movido a água da estrada até o Santuário de Bom Jesus de Braga é uma sensação à parte.

A movimentação do bondinho a água vem de um complexo sistema de dois tanques, com níveis de água diferentes que nos proporciona uma sensação de bem-estar muito grande e especial.

Visitar o Santuário Bom Jesus de Braga traz além de uma beleza inesquecível, uma sensação de paz, fé e bem-estar maravilhosos!

E a sensação de paz continua no Santuário do Sameiro

E a sensação de paz continua no Santuário do Sameiro. Aliás, sensação de paz e mais um cantinho de fé e oração!

O santuário do Sameiro é o maior centro de devoção mariana em Portugal depois do Santuário em Fátima.

De estilo neoclássico, teve a sua origem em 1863, através do padre bracarense Martinho da Silva.

Mais um lindo lugar para orar e contemplar a sua fé

O santuário do Sameiro foi construído em forma de cruz latina com duas torres e carrilhão de sinos.

No interior da igreja existe uma imagem de Nossa Senhora com uma coroa de 2,5 kg em ouro maciço. Esta imagem foi feita pelo escultor Eugénio Maccagnani e foi trazida de Roma em 1880. Além disso foi benzida pelo Papa Pio IX.

Sem dúvida, Braga além do cantinho da história, pode ser considerado o cantinho da fé!

 

Por Mariza Carddoso

Equipe Orações26/09/2022

A lenda do monumento em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira Há um monumento que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira que segundo o que dizem, tem história pra contar! Reza a lenda, que

Equipe Orações26/09/2022

É em Guimarães que se diz “Aqui nasceu Portugal”. Mas não só é o berço de Portugal, é também berço da Igreja Nossa Senhora da Oliveira que acolhe de maneira especial a nossa fé! Igreja Nossa Senhora da Oliveira, uma

Equipe Orações26/09/2022

Uma cidade linda que conta a história de Portugal. Fica no norte do país e entre tantas belezas, destacam-se igrejas, jardins e castelos. Braga é história pura! Braga, a cidade fundada por romanos há mais de 2 mil anos Localizada

Equipe Orações25/09/2022

São mais de 80 igrejas, 70 capelas, 2 santuários, uma basílica, e uma catedral, ou seja, Braga respira espiritualidade! Tão belas e tão especiais que a fé a oração, se conectam em harmonia! Vamos começar pela igreja mais antiga, a Sé