terça-feira, maio 21, 2024
InícioPortugalNorteFé e romantismo da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Fé e romantismo da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

É em Guimarães que se diz “Aqui nasceu Portugal”. Mas não só é o berço de Portugal, é também berço da Igreja Nossa Senhora da Oliveira que acolhe de maneira especial a nossa fé!

Igreja Nossa Senhora da Oliveira, uma das mais lindas de Portugal

Registrada como Monumento Nacional desde 1910, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, em Guimarães é considerada uma das igrejas mais românticas e graciosas do norte de Portugal.

A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira fica bem no centro histórico de Guimarães, freguesia de Oliveira do Castelo – distrito de Braga.

Uma igreja que desde a sua entrada até o seu altar chama a atenção por sua beleza. Um cantinho de fé, realmente mágico.

Igreja Nossa Senhora da Oliveira, ou Insigne e Real Colegiada N. S. da Oliveira

Com duas denominações, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, ou Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, tem um estilo original romântico reedificada por D. João I, devido a vitória da Batalha de Aljubarrota que ocorreu em 1385.

Além disso, sua composição arquitetônica tem uma das mais significativas e importantes da era gótica, decoradas com painéis de pinturas com iconografia heráldica e bestiária.

Possui também duas alas do claustro originária do século XII, elementos românico-mudéjares, um capitel românico, da segunda metade do século XII e cadeiral seiscentista com espaldares neoclássicos.

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e sua história

Em seu passado bem distante, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira era um mosteiro pré-romântico fundada em 942 por Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense e a mulher mais poderosa de sua época no noroeste da Península Ibérica.

Além do mosteiro, Mumadona Dias, por medo das incursões dos normandos, mandou construir o primeiro castelo em Guimarães, uma das referências históricas mais belas e visitadas da cidade.

Depois, na Baixa Idade Média, no início do século XII, o mosteiro se transformou no Colegiado de Santa Maria de Guimarães -uma das mais importantes e ricas instituições religiosas do país.

Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira

A Insigne e Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira remonta ao mosteiro dedicado ao Salvador do Mundo, à Virgem de Santa Maria e aos Santos Apóstolos.

A invocação de Nossa Senhora da Oliveira continuou depois de 1342, devido ao reverdecimento de uma oliveira na praça em frente à igreja, mas em 1801, contra a vontade da população, a Câmara cortou a oliveira, que secularmente definiu o espaço em frente da igreja.

Já no século XIV, em função da veneração da imagem de Santa Maria, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, tornou-se um centro de peregrinação e devoção às vésperas da Batalha de  Aljubarrota.  Na época, o soberano João I devido a um voto a Santa Maria, financiou a remodelação da igreja, com conclusão em 1413.

A beleza interior da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Marco da fase gótica nacional, tão bela e imponente, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira marca o fim desta fase que depois recebeu a influência inglesa que o Mosteiro da Batalha fincou em todo o território.

Tem em sua estrutura três naves com três tramos, bem estilo gótico. A janela do nível superior da fachada, enorme, tem um dos melhores programas iconográficos góticos em Portugal, dedicado à genealogia da Virgem, composta por uma Árvore de Jessé e a Anunciação da mensagem mariana.

O projeto arquitetônico é assinado por João Garcia de Toledo, arquiteto da corte do reinado de Fernando I de Portugal. Atualmente a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira oferece aos seus fiéis e turistas missas diárias e fica aberta para visitação em diversos horários. Sem dúvida um dos mais bonitos cantinhos da fé em Portugal que merece ser visitada, vista, revista e adorada.

Atenção: O objetivo do Portal Orações.net é apenas divulgar produtos e serviços relacionados ao bem-estar, turismo, religião, gastronomia, finanças, economia, bem como assuntos diversos de interesse comum dos nossos leitores, e fornecer dicas baseadas em fontes oficiais e seguras, através de reportagens que informem sobre os temas relevantes. Portanto, não cobramos nem oferecemos serviços pagos relacionados aos produtos e serviços divulgados em nosso Portal.

DESTAQUE

MAIS LIDOS