sexta-feira, abril 19, 2024
InícioPortugalNorteFé e lendas da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Fé e lendas da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

A lenda do monumento em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira

Há um monumento que fica em frente à Igreja de Nossa Senhora da Oliveira que segundo o que dizem, tem história pra contar!

Reza a lenda, que era apenas uma árvore seca, uma velha oliveira, mas ao ter fincada uma cruz ao seu lado, renasceu.

Esta lenda corre séculos e merece ser contada! Leia!

A lenda da Nossa Senhora da Oliveira e oliveira seca que renasceu

No século XIV, existia uma velha oliveira que foi trazida da Terra Santa, do Jardim das Oliveiras, em Jerusalém.

Esta árvore acabou secando, entretanto não foi retirada e continuou ali, seca. Tempos depois, resolveram colocar ao lado dela uma cruz. Três dias depois de colocada a cruz, a árvore renasceu.

A notícia do renascimento desta árvore acabou dando o nome a tudo ao seu entorno, pois o acontecido atraiu muitos fiéis que acharam ser um milagre e quiseram ver de perto o milagre de “Nossa Senhora da Vitória”, que passaria a chamar-se “Nossa Senhora da Oliveira”.

A árvore não existe mais, porém a cruz, continua lá

A árvore não existe mais, porém a cruz, ainda pode ser vista, marcando para sempre por esta lenda.

Ainda hoje lá está, debaixo do Padrão do Salado, ou como é chamada, debaixo do Padrão de Nossa Senhora da Vitória que depois desta lenda virou Nossa Senhora da Oliveira.

A oliveira permaneceu nesta praça ainda um bom tempo até que, no século XIX, infelizmente foi retirada dali, a mando da Câmara Municipal.

Sem árvore mas com fé e beleza à Igreja tão linda, tão linda!

A oliveira faz parte da história da cidade de Guimarães e, por isso, assim como a igreja é um dos elementos integrantes do brasão da cidade portuguesa.

A igreja da Nossa Senhora da Oliveira, talvez por sua beleza, ou talvez pelas lendas que a cercam, ou então, melhor ainda, pela mistura de tudo isso, nos transmite tanta paz e tranquilidade que visitar a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira é um bálsamo para nós.

Um cantinho perfeito para as nossas orações e para agradecer, agradecer a tudo que vemos e sentimos ao visitar esta parte da história, tão linda e repleta de tanta fé.

Marcações e datas importantes acerca desta história

Três datas importantes marcam a história da Igreja de Nossa Senhora da Oliveira: 1342, 1870 e 1985.

Em 1985, o centro histórico das Oliveiras entrou em obras para a candidatura ao Património Mundial da Humanidade pela UNESCO e para dar continuidade a lenda e a sua história, uma nova Oliveira foi colocada no lugar da antiga.

A árvore para que se perpetuasse a lenda, foi oferecida pelo arquiteto Fernando Távora, profissional responsável pelo projeto de requalificação do centro histórico.

Do passado ao presente, cantinho para visitar, rezar e agradecer

Do passado, a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira traz características e definições manuelinas, que foram concluídas por volta de 1515. Na capela-mor, temos referências de arquitetura clássica, reedificada no século XVII por D. Pedro II.

Já na era Moderna, uma nova capela-mor, ainda traz à época a lembrança do reinado de D. Pedro II. A última modificação feita foi no século XX e preservou as paredes e as colunas de origem medieval.

Atualmente a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e todo o seu entorno, é um espeço turístico e de fé! Oferece aos seus fiéis e turistas missas diárias e fica aberta para visitação em diversos horários. Sem dúvida uma igreja que merece ser visitada, vista, revista e adorada.

Atenção: O objetivo do Portal Orações.net é apenas divulgar produtos e serviços relacionados ao bem-estar, turismo, religião, gastronomia, finanças, economia, bem como assuntos diversos de interesse comum dos nossos leitores, e fornecer dicas baseadas em fontes oficiais e seguras, através de reportagens que informem sobre os temas relevantes. Portanto, não cobramos nem oferecemos serviços pagos relacionados aos produtos e serviços divulgados em nosso Portal.

DESTAQUE

MAIS LIDOS