terça-feira, maio 21, 2024
InícioPortugalNorteDos jardins aos castelos... O passado presente em Braga

Dos jardins aos castelos… O passado presente em Braga

Uma cidade linda que conta a história de Portugal. Fica no norte do país e entre tantas belezas, destacam-se igrejas, jardins e castelos. Braga é história pura!

Braga, a cidade fundada por romanos há mais de 2 mil anos

Localizada ao norte de Portugal e fundada por romanos há mais de 2 mil anos, Braga é uma cidade medieval que guarda séculos e séculos de história.

Suas igrejas, jardins e castelos encantam historiadores e turistas do mundo todo, que buscam em Braga, antiga “Bracara Augusta”, o passado mais que presente.

E, realmente, o passado e o presente se fundem em Braga! Sem perder a história, Braga cresce a olhos vistos com muita beleza.

 Braga, a capital do Minho e a terceira maior cidade de Portugal

Braga é considerada a capital do Minho, é a terceira maior cidade de Portugal e em seu distrito, abriga a cidade de Guimarães, também medieval e famosa por ser o berço de Portugal.

Logo na entrada da cidade, os turistas se encantam com os portais e jardins que embelezam a cidade de ponta a ponta. O portal foi construído em 1512 e o arco foi construído em 1772.

Junto a parte Medieval do Paço Episcopal Bracarense, há um jardim magnifico que é cercado por beleza e curiosidades a começar por seu nome.  Bem no centro do jardim existe uma fonte do século XVII que tem em seu topo uma estátua de Santa Bárbara – daí o nome do jardim.

Passado, presente e futuro caminham juntos em Braga

Apesar de Braga ser uma cidade medieval e ser uma das mais antigas de Portugal, Braga é conhecida como a “cidade da juventude”, tanto que recebeu o título em 2012 de “Capital Europeia da Juventude”.

Tal título se dá devido ao grande número de alunos da Universidade do Minho que abriga em vários campus, diversas áreas e cursos de graduação.

Também é conhecida como a “Roma Portuguesa”. Sua arquitetura foi desenhada inspirada em Roma e seus parques e jardins foram influenciadas por Roma.

Talvez daí a as inúmeras igrejas por m² em Braga. Braga é, ainda, considerada como o maior centro de estudos religiosos de Portugal.

Braga, Bracara Augusta e seus significados históricos

Em sua história milenar, Braga deu-se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C.

Seu nome – Bracara Augusta foi uma homenagem ao imperador romano César Augusto e foi construída no lugar de um povoado anterior de origem celta.  Tornou-se capital da província da Galécia e tinha em seu entorno três grandes conventos.

Depois da queda do Império Romano, Braga, ou Bracara Augusta, tornou-se a capital política e intelectual da antiga Galécia, hoje Galiza que fica no norte de Portugal. Da islamização às conquistas, por séculos houve a entrada dos mouros, resistência cristã, períodos de paz, guerras sangrentas até que no século XI a cidade enfim foi reorganizada e recebeu novo nome como conhecemos hoje: “Braga”.

Das ocupações no Século XIX à modernização no século XX

Até o fim do século XIX, Braga ainda sofreu diversas ocupações e passou por guerras e revoltas sofridas. Somente beirando o século XX, Braga foi- se acalmando e se modernizando com a revolução nos transportes quando foi inaugurado a linha e a estação de trem ligando Braga as outas cidades.

Além disso, houve a criação de infraestruturas básicas para seus moradores e, apesar de continuar com características medievais, ganhou ao longo das reformas, características específicas com ares que se tem hoje.

Por fim, Braga, assim como a maioria das cidades portuguesas, mantem características históricas e medievais e, depois de superar tantas guerras e ocupações, consegue divinamente mesclar o antigo com o moderno, convivendo harmonicamente com o passado e o presente contemplando lindos momentos de rara beleza.

Atenção: O objetivo do Portal Orações.net é apenas divulgar produtos e serviços relacionados ao bem-estar, turismo, religião, gastronomia, finanças, economia, bem como assuntos diversos de interesse comum dos nossos leitores, e fornecer dicas baseadas em fontes oficiais e seguras, através de reportagens que informem sobre os temas relevantes. Portanto, não cobramos nem oferecemos serviços pagos relacionados aos produtos e serviços divulgados em nosso Portal.

DESTAQUE

MAIS LIDOS