sexta-feira, abril 19, 2024
InícioEsoterismoMantrasYoga Nidra: a técnica para o relaxamento profundo

Yoga Nidra: a técnica para o relaxamento profundo

Através de algumas técnicas de respiração conseguimos atingir um estado de relaxamento total do corpo. Esta prática acalma, relaxa e nos ajuda a dormir bem.

Tão bom, tão relaxante que o Yoga Nidra significa o Sono do Yoga

O Yoga Nidra significa o “Sono Yogui”, ou seja, o sono do Yoga! E, todos nós sabemos que um bom sono faz bem ao nosso corpo e a nossa mente!

Estudos acerca do assunto comprovam que o Yoga Nidra, assim como a meditação, são práticas extremamente eficazes no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão. São eficazes também na recuperação de processos traumáticos, além de tantos outros desconfortos que insistem em nos afligir.

A respiração é a base de tudo e com o Yoga Nidra, além de outras técnicas utilizadas, trabalhamos exatamente a respiração em sua amplitude.

Com a respiração mais tranquila, temos vários benefícios

Na prática do Yoga Nidra a respiração fica mais suave e tranquila e, acalmando a respiração, conseguimos acalmar também a nossa mente, por isso que temos muitos benefícios com esta prática.

Realizada com regularidade, a prática do Yoga Nidra ajuda a estabilizar o nível da pressão sanguínea; ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares; ajuda no Tratamento de doenças psicossomáticas; diminui o nosso nível de stress; é recomendado para o Tratamento de insônia e serve para harmonizar a mente e o corpo.

O Yoga Nidra funciona como um processo sistemático levando a quem pratica esta atividade, a estados mais profundos de relaxamento e, consequentemente a um sono mais tranquilo e sereno. Este estado é alcançado graças as instruções orientadas por um terapeuta ou por um professor de Yoga e o resultado te leva a um nível de meditação profunda.

O surgimento do Yoga Nidra, seus mantras, sons e vibrações

Textos antigos, escritos em sânscrito, são os primeiros relatos que se conhece sobre o Yoga Nidra. Suas referências indicam que Satyananda Saraswati, discípulo de Swami Shivananda depois de estudar as escrituras tântricas criou uma prática chamada Yoga Nidra.

Nestes textos foram ensinadas técnicas que nos guiavam a abrir as camadas profundas da mente.

Entre os ensinamentos, constavam técnicas de respiração e sons e vibrações usadas na antiga prática tântrica em Nyasa.

Prática de meditação tântrica em Nyasa? Mas o que é isso?

Em Nyasa, mantras sânscritos, sons sagrados ou vibrações que emanam sensações boas, eram mentalmente colocados dentro do processo de meditação.

Esta técnica levava aos praticantes a sensações de cura de diversos males, pois meditar seguindo este conjunto de técnica levava a harmonia entre o corpo e a mente. Isso trazia um bem-estar e era é um ato de bênção e cura.

Se formos fazer uma comparação ao que trabalhamos hoje em dia, a prática de Nyasa, é como se fosse ao trabalho relacionado aos 7 chakras e à energia do corpo sutil.

Diferença do Yoga Nidra nas demais práticas de meditação

Como já dissemos, o Yoga Nidra é uma espécie de meditação. As diferenças são sutis. Veja algumas.

O Yoga Nidra é feito com o praticante preferencialmente na posição deitada, enquanto a meditação habitual é feita sentada no chão, em uma cadeira, etc.

No Yoga Nidra o objetivo desta prática é uma viagem através do corpo, mente e espírito e a intenção depende do roteiro guiado, tanto que muitas vezes a prática do Yoga Nidra se associa com a prática do Hoponopono, que é a prática do perdão, que falaremos em outro artigo.  Já a meditação simples tem como objetivo centralizar, tranquilizar a nossa mente.  Para ambas a respiração correta é a chave do sucesso.

Atenção: O objetivo do Portal Orações.net é apenas divulgar produtos e serviços relacionados ao bem-estar, turismo, religião, gastronomia, finanças, economia, bem como assuntos diversos de interesse comum dos nossos leitores, e fornecer dicas baseadas em fontes oficiais e seguras, através de reportagens que informem sobre os temas relevantes. Portanto, não cobramos nem oferecemos serviços pagos relacionados aos produtos e serviços divulgados em nosso Portal.

DESTAQUE

MAIS LIDOS